NOTICIA: Motarua - 8 meses após a tomada de posse

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Florete Simba Motarua completa esta sexta-feira dia 06 de Dezembro do presente ano económico, 8 meses como chefe do executivo da capital provincial de Cabo Delgado. Apelidado nos meandros político e socioeconómico como “Autarca de Fato-macaco”. Este último provém da indumentária típica de profissionais afectos ao sector de construção civil ao nível do país.



Motarua foi eleito com 54% de votos nas últimas eleições autárquicas, pelo partido no poder e espera-se que renove para mais um mandato, para dirigir os destinos da urbe, que ostenta uma das Baías Belas do Planeta, sendo a Primeira em África e excêntrica no país.

O dirigente municipal traçou como principais linhas de orientação durante o seu mandato que se estende até 2023 a construção e melhoramento de vias de acesso, expansão e melhoria da qualidade de energia, aumento do abastecimento de água a construção de mais unidades sanitárias entre outras actividades.

No que concerne a construção e melhoramento de vias de acesso. Existe um trabalho visível liderado pelo "Presidente de Fato-macaco" que passou por, asfaltagem da rua que dá acesso ao Estádio Municipal de Pemba; reabilitação da estrada do antigo cemitério danificada após a passagem do Ciclone Kennedy; melhoramento da Avenida Marginal que consistiu na resselagem usando betão asfáltico; upgrade nas estradas ANE-CHUIBA e WIMBE-KAURI, entre outras.

O líder pembense trabalhou afincadamente para o encerramento da lixeira, bem como para abertura do novo aterro municipal localizada no Posto Administrativo de Mieze, respectivamente. Notabilizou-se ainda, na expansão e melhoria de serviços de transporte urbano em parceria com o sector privado. E, acima de tudo, na ampliação da oferta de serviços sanitárias ao nível da unidade G, vulgo Chibuabare, no bairro de Cariacó e na entrega de dois geradores para os postos de saúde Paquitequete e Chuiba, respectivamente.

O edil de Pemba visitou todos os bairros municipais no âmbito da audiência aberta, que tinha objectivo de auscultar as reais necessidades e preocupações dos munícipes.


Durante o seu périplo além fronteira, com vista a melhoria das condições de habitação e de vida dos munícipes, o chefe do executivo municipal consegui um financiamento da União Europeia na ordem de 3,500, 000, 00 euros para o projecto "Mais Pemba". E por causa do seu compromisso com o bem-estar dos munícipes criou durante os oito meses, mais de 500 postos de trabalho e massificou diversas actividades desportivas ao nível da autarquia de Pemba.

Ao nível interno, efectou a reabilitação do edifício central da edilidade, bem como potenciou a capacitação no exterior de profissionais afectos a vários pelouros, com destaque para Infraestruturas e Obras Municipais, com intuito de servir bem e melhor aos munícipes. E, acima de tudo estão sendo formados mais de 70 membros da Policia Municipal, de modo, a reforçar a protecção e fiscalização urbana.

Apesar dos avanços que sido tem registado, impõem-se como desafios ao desenvolvimento local: aumento da cobertura do abastecimento de água, alfabetização dos adultos, construção de mais unidades sanitárias, literacia dos citadinos em matéria de desenvolvimento sustentável, saneamento básico e, ainda aproximar cada vez mais serviços públicos aos munícipes.

Essas são algumas realizações do edil de Pemba durante os oito meses de governação.



Fonte: 

Municipio Pemba

Postar um comentário

0 Comentários